Informação acerca da dieta da USP, com o cardápio diário e semanal da dieta da USP, identificando as vantagens e desvantagens desta conhecida dieta. Como funciona a dieta da USP e quais os cuidados que deve ter após a sua conclusão.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dieta Vegetariana

A dieta vegetariana baseia-se em alimentos de origem vegetal, excluindo animais e produtos derivados. No entanto, dentro desta dieta podemos ainda encontrar vários tipos de acordo com o maior ou menor rigor de exclusão de alguns alimentos. Os principais tipos de dieta vegetariana são os seguintes:
  • Vegetarianismo puro ou veganismo – não há consumo de produtos animais nem de ovos, leite e queijo.
  • Lacto-vegetarianismo - é proibida a ingestão de todas as carnes, mas é permitido o consumo de leite e seus derivados, como queijo, manteiga e iogurte.
  • Ovo-vegetarianismo - é proibida a ingestão de todas as carnes, mas é permitido comer ovos.
  • Ovo-lacto-vegetarianismo – é proibida a ingestão de todas as carnes, mas é permitido o consumo de produtos animais como ovos e leite.
  • Pesco-vegetarianismo - este tipo de dieta permite o consumo de marisco e de peixe. Não é considerado por muitas pessoas como uma verdadeira dieta vegetariana.
O mais comum destes quatro tipos é o Ovo-lacto-vegetarianismo.
O veganismo para além de ser seguido por algumas pessoas extremistas é também praticado por vegetarianos não veganos, apenas por períodos curtos como forma de desintoxicação do organismo.

Algumas das razões que levam a iniciar uma Dieta Vegetariana
  • Razões de Saúde: (estabelecer um colesterol razoável, evitar cancros, diminuir o risco de doenças cardiovasculares....)
  • Razões de Ética: os vegetarianos não acham justo um animal perder a vida só para alimentar uma pessoa. E também não gostam da forma como a agro-pecuária trata os animais de forma tão bruta....
  • Razões Económicas: a base da Dieta Vegetariana consiste em alimentos como os legumes, os frutos e grãos, mais baratos que a carne e o peixe.

Alguns cuidados ao seguir uma dieta vegetariana
Entretanto, é importante que os vegetarianos estejam atentos à sua ingestão de proteínas, vitamina B12 e outros nutrientes. Como qualquer dieta, as que eliminam produtos animais precisam de ser balanceadas e incluir uma boa variedade de alimentos.
Há o risco de deficiência de vitamina B12 como resultado de dieta vegetariana estrita. Enquanto quase todos os alimentos animais contêm boas quantidades de B12, os vegetais não são fonte desta vitamina. Porém, há uma gama de alimentos com adição de vitaminas, incluindo cereais matinais, leite de soja e outros. A vitamina B12 é armazenada no corpo por vários meses, então os sintomas de deficiência desta vitamina, que podem ser severos, não aparecem imediatamente após entrar numa dieta vegetariana estrita.
Alguns nutrientes importantes (aminoácidos, gorduras, vitaminas A, D, K e E) estão presentes em boas quantidades nas carnes, porém uma dieta vegetariana pode ser elaborada de modo a contê-los também. A American Dietetic Association afirma que: "fontes de proteína vegetal podem fornecer sozinhas as quantidades adequadas de aminoácidos se a uma boa variedade de alimentos vegetais for consumida e as necessidades de energia forem atendidas".

Crenças acerca dos vegetarianos
A maioria das pessoas têm a ideia que um vegetariano só come saladas, pelo facto de não comer carnes de animais mortos. Acontece que um vegetariano, só de vez em quando é que come saladas e, normalmente, é um gourmet sofisticado e exigente que além de pretender ter uma boa higiene
alimentar e saúde, também quer ter prazer naquilo que come, como qualquer ser humano. Portanto, não ofereça somente salada aos seus amigos vegetarianos, os quais talvez até aceitem por uma questão de educação, mas ficarão cheios de pena da sua ignorância.
A maioria das pessoas pensa que um vegetariano tem carência de proteínas por não comer carnes. Acontece que hoje em dia come-se proteínas em excesso e ao deixar-se de comer carnes, reduz-se o seu consumo excessivo, sem se ficar carente. As proteínas necessárias são obtidas através da ingestão de um conjunto variado de alimentos, como feijões, lentilhas, ervilhas, pão, arroz, legumes, entre outros. Por isso, um vegetariano não come soja, a não ser que esta entre na composição de um prato.
ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL